Há uma crescente quantidade de pesquisas que demonstram os efeitos positivos da meditação em uma variedade de condições de saúde, tanto físicas quanto mentais. Estudos sugerem que pode ter efeitos curativos significativos em muitas pessoas. Confira o que diz Juliano Dal Corso.
.
Aqui estão mais alguns exemplos de estudos que comprovam o impacto positivo da Meditação na Saúde.
- Redução do Estresse e Ansiedade: Numerosos estudos mostraram que a meditação pode reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade. Por exemplo, uma meta-análise publicada no JAMA Internal Medicine em 2014 examinou 47 ensaios clínicos e descobriu que a meditação estava associada a reduções modestas, mas clinicamente significativas, nos sintomas de ansiedade, depressão e dor.
- Melhoria da Saúde Cardiovascular: A meditação tem sido associada a benefícios para a saúde cardiovascular, incluindo a redução da pressão arterial e do risco de doenças cardíacas. Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association em 2017 descobriu que a meditação transcendental estava associada a uma redução significativa no risco de eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.
- Alívio da Dor Crônica: Vários estudos sugerem que a meditação pode ser eficaz no alívio da dor crônica. Por exemplo, uma revisão sistemática publicada na revista JAMA Internal Medicine em 2014 descobriu que a meditação mindfulness estava associada a melhorias modestas na dor e na qualidade de vida em pacientes com dor crônica.
- Melhoria da Saúde Mental: A meditação tem sido associada a uma variedade de benefícios para a saúde mental, incluindo redução dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático. Um estudo publicado no Journal of Consulting and Clinical Psychology em 2018 descobriu que a meditação mindfulness era tão eficaz quanto a terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão.
- Fortalecimento do Sistema Imunológico: Algumas pesquisas sugerem que a meditação pode fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a doenças e infecções. Um estudo publicado na revista Psychosomatic Medicine em 2003 descobriu que a meditação mindfulness estava associada a um aumento na atividade das células imunológicas.
Esses estudos forneçam evidências encorajadoras dos efeitos curativos da meditação. Vale lembrar que a meditação não substitui o tratamento médico convencional e deve ser usada como parte de um plano abrangente de cuidados de saúde.
.
🎧 Playlist completa desse episódio no Youtube!
.
🎧 Playlist completa desse episódio no Spotify
.
.
Gostou? Comenta, compartilha…