por: Luisa Mello, Surjeet Kaur
.

No ocidente, não fomos educados para conhecer, treinar e usar a nossa mente na sua maior expressão, possibilidade e potência. Numa sociedade onde a busca de satisfação imediata é o padrão, as emoções dirigem os pensamentos e determinam as ações, geralmente impulsivas e inconscientes. Acabamos por nos tornar vítimas de nossas mentes, uma vez que não experimentamos seu potencial divino.
.
Três qualidades permeam a natureza e a consciência universal. Também a mente humana é regida por estas três qualidade chamadas Gunas. Tamas, Rajas e Sattva manifestam-se de maneira interconectada e flutuante em todas as mentes, direcionando pensamentos, sentimentos e emoções:
.
• Tamas:
Dá forma. É caracterizada pela inércia, ignorância, escuridão, indolência e desordem. Está associada à resistência, inércia e apego.
.
• Rajas:
Possibilita a mudança. Representa a paixão, atividade, movimento, energia e desejo. Está associada à força, ação e entusiasmo.
.
• Sattva:
Expressão divina. Caracterizada pela bondade, equilíbrio, paz, conhecimento e pureza. Está associada à luz, harmonia e iluminação.
.
Como indivíduos, temos determinadas tendências mentais. Podemos ser de natureza mais tamásica, rajástica ou sattívica. Ou podemos oscilar durante nossa vida por essas qualidades.
.
Uma das maneiras de conhecer e dominar a mente, para que não fiquemos vulneráveis aos seus movimentos é a meditação.
.
Quando, através do intelecto, surgem os pensamentos que ficam obscurecidos pelas 81 facetas da mente, surgem as emoções e sentimentos, que geram o desejo e desencadeiam uma ação (inconsciente). E como à toda ação corresponde uma ação igual e contrária, uma ação inconsciente vai gerar Karma.
Ou seja, ao iniciar qualquer ação, saiba que haverá uma consequência.
.
Mas se no momento do surgimento de um sentimento e uma emoção tivermos a capacidade de não nos identificarmos com eles, abrimos a possibilidade de experimentar a qualidade sattívica da nossa mente, permitindo que uma ação consciente dirija o processo.
.
Uma das maneiras de conhecer e dominar a mente, para que não fiquemos vulneráveis aos seus movimentos e intempéries é a meditação.
.
Então, deixo um convite: medite e observe os movimentos da sua mente, através de seus pensamentos. Se estão mais apegados, mais inquietos ou estão vibrando de maneira a permitir o silêncio e colhendo do universo as expressões sattívicas, os chamados insights. E uma mente sattívica é sempre determinante para a saúde plena..
No Kundalini Yoga temos inúmeras meditações para “educar” a nossa mente. Experimente!
.
Luisa Mello, Surjeet Kaur
Professora de Kundalini Yoga e Sat Nam Rasayan Healer
Vida Yoga, Saúde e Consciência
.
.
Quer Saber mais sobre Experiências em Meditação?
Confira entrevista com Luisa Mello no Meditantes PodCast nas playlists Abaixo em Vídeo, Áudio, e Texto. Experimente. Inspire-se!
.
.
🎧 No Youtube!
.
.
.
🎧 No Spotify
.
.
.
🎧 No Meditantes News
https://meditantes.com.br/podcast/luisamello
.
.
.
.
.
.
.
.
Experimente, aproveite!.


.
.
.
Gostou? comenta, compartilha…